Foi só os personagens da série aparecerem jogando no filme para uma turma de jovens começar a se interessar pelo esporte.
O beisebol nunca foi muito divulgado no Brasil. Mas desde que a saga ‘Crepúsculo’ mostrou o esporte como passatempo dos vampiros, o taco conquistou alguns adeptos no país. O fã-clube Twilightbh, por exemplo, organizou um evento no Parque Ecológico de Belo Horizonte, na Lagoa da Pampulha, e improvisou uma partida.
“Ninguém tinha jogado antes, então pesquisamos as regras na internet. Como não havia taco, pegamos um cabo de vassoura e fizemos o acabamento de papel marché. Para desenhar as bases do campo, usamos areia colorida de aquário”, lembra Fernanda Siepierski, que faz parte do fã-clube, que tem cerca de 500 membros.
Clique aqui para saber mais sobre as regras do beisebol
“Fazemos tudo pelo Crepúsculo: passamos horas lendo livros, encaramos fila de cinema, pesquisamos fotos dos atores, gastamos nossas economias nos produtos relacionados à série. Com o beisebol não seria diferente”, explica.
Natali de Abreu, que mora em Bituruna (PR), também quis saber mais sobre o esporte depois de ter visto o filme. “Eu adoro a série e dou duro por eles. Fiz várias pesquisas para ficar por dentro do beisebol e atualmente acompanho jogos da Liga Americana pela internet”, conta a fã paranaense, que já bateu uma bola com os amigos, mas sente falta de um campo profissional para jogar de verdade.
Esporte levado à sério
Em muitos casos, o interesse pelo beisebol não ficou só na brincadeira. O presidente da Federação Carioca, Erick Nakano, conta que já recebeu alguns novos alunos por conta da série. Entre eles, Fernanda Moraes, de 26 anos.
“Eu sou superfã da série, já li todos os livros. Como os personagens jogam beisebol, pedi para um amigo meu me levar a um treino no campo da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Comecei a ter aulas em março deste ano e participei até de torneios”, conta.
“Está crescendo a procura pelo esporte, principalmente por causa do aumento da divulgação pela internet e TV a cabo. No Brasil, existem sete federações de beisebol: em Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná, Pará, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Mas ainda faltam incentivos para o esporte”, lamenta Nakano.
Se depender dos fãs do Crepúsculo, o beisebol vai ganhar cada vez mais atenção. “É o único esporte que eu pratico atualmente. Ele trabalha o atleta individualmente, no momento de rebater a bola, e coletivamente, na hora da defesa. É um esporte completo”, defende Fernanda Moraes.
Fonte:G1
By:Mary
0 comentários:
Postar um comentário